Edifício Cala d’Or 1067

Conheça o projeto
Construção

Uso da plataforma BIM em projetos de engenharia

29/11/2019

 

O termo BIM (BuildingInformationModeling), em português, Modelagem da Informação da Construção vem sendo amplamente utilizado na construção civil.
 

Os erros de execução de projeto e compatibilização ainda são muito comuns na execução de obras na construção civil, e, para tentar melhorar esse aspecto, os projetos que antes eram desenvolvidos praticamente de forma manual, hoje são concebidos de maneira a representar com mais eficiência a construção.

 

Com o uso da tecnologia BIM, é possível criar digitalmente o modelo virtual de uma construção que tem como objetivo principal abranger todas as etapas, desde a concepção, até a manutenção da obra.Neste modelo é possível inserir informações, propriedades e características de cada elemento, que, quando concluído, oferece suporte ao projeto ao longo de suas fases, permitindo melhor análise e controle do que os processos manuais utilizados hoje em dia.

 

Muitas são as vantagens do uso da tecnologia BIM para a elaboração de projetos na construção civil, dentre elas, as que se destacam são:
 

  • Maior qualidade do projeto;
  • Redução de erros na compatibilização de projetos;
  • Precisão nos quantitativos e orçamentos;
  • Redução custo obra;
  • Redução tempo de execução de obra;
     

A principal característica do BIM, é a interoperabilidade, ou seja, a troca de informação entre projetistas de várias disciplinas, construtores e empreiteiros acontece de forma integrada e alinhada ao objetivo de projeto. Os profissionais envolvidos podem extrair informações do modelo e tomar decisões mais assertivas. É muito importante que os projetistas estejam em contato para evitar retrabalho e problemas que possam surgir em obra.

 

O uso do BIM requer uma quebra de paradigmas em relação ao conceito de projetar. Atualmente o modelo 2D ainda prevalece, mesmo sabendo que a falta de precisão, erros, retrabalhos, são muito recorrentes quando se tem a documentação toda em 2D.

 

O modelo 3D virtual da construção torna o projeto mais completo, com melhor qualidade e muito mais preciso nas documentações, quantitativos, orçamentos e especificações. Essa precisão é garantida pois o modelo 3D permite simulações, e, uma vez modificado, o desenho automaticamente se atualiza. Desta forma é possível antecipar e resolver os problemas de compatibilização já na fase de projeto.

 

No Premier Residence a modelagem dos projetos foi feita utilizando a plataforma BIM, com a integração entre todos os projetos.
 

 


ESQUELETO DA EDIFICAÇÃO COM TODOS OS SISTEMAS DE INSTALAÇÕES

 

 

 


MODELO DE ARQUITETURA, ESTRUTURA E INSTALAÇÕES COMPATIBILIZADO

 

 

 


QR-CODE – COMPATIBILIZAÇÃO ESTRUTURA E HIDROSSANITÁRIO

 

As documentações foram geradas da forma usual, e impressas para obra, porém foi feito o uso do QR-CODE, representando o modelo virtual da compatibilização entre as disciplinas. Com isso foi possível antecipar as interferências antes do início da obra.

Utilizando o modelo também foi possível extrair os quantitativos dos projetos, facilitando as etapas de orçamento e cronograma físico financeiro.

 

Marcos Felipe Terres dos Santos
Arquiteto e Urbanista / Engenheiro Civil / Pós-graduando em Gestão BIM.

Sócio Proprietário da empresa Edifier.